Análise da Expressão Facial da Presidente Dilma Rousseff


Por achar as circunstâncias e o acaso bem atrativo, achei bem interessante a presidente Dima esboçar a reação não verbal que me deixou curioso acerca de um homem que gritou no meio da multidão em protesto.

Fato: Ao deixar o Congresso Nacional, onde participou de solenidade em homenagem aos 25 anos da promulgação da Constituição Federal, a presidente Dilma Rousseff foi surpreendida pelo protesto de um homem contra os gastos da Copa do Mundo. “Pagar R$ 45 bilhões na Copa da roubalheira pode, né?”, gritou homem enquanto presidente passava escoltada por salão da Câmara...Presidente Dilma Rousseff não esboçou reação verbal. Acerca de seu comportamento não verbal que analisei a fundo, tive algumas conclusões e me parecem ser bem conclusivas. Deixa pra lá, vamos à análise.


BOCA: Em sua boca vemos um gesto do tipo "lamber os lábios". Pode ser ocasionado por diversas formas. Alguns especialistas o chamam de apaziguador, que é ocasionado quando uma pessoa se sente desconfortável com alguma situação (Ninguém gostaria de ser chamado de ladra na frente de membros da presidência). Esse movimento dos lábios e língua para tentar se confortar, é característico ali, um gesto clássico de auto controle.

SOBRANCEHAS: Suas sobrancelhas tanto a direita como a esquerda, mostram uma leve tensão. Características da contração do músculo Corrugador do Supercílio. Indicando Arrogância e Desdém. É como se ela estivesse a dizer "não estou nem ai para o que você acha" ou "pouco me importa isto" (O que eu acredito que pode ter acontecido com um palavrão incluso).

CORPO: O corpo mostra tensão. É o acúmulo de energia nervosa que causa quando o sistema límbico reage quando somos confrontados com alguma ameaça em que nosso instinto tende a reagir. Os ombros ligeiramente se contraem na escondia do pescoço para proteger a carótida.

ROSTO: Sua tensão muscular mostra ruborização, RAIVA. Há também uma expressão clássica em tentativa de esconder o rosto. O movimento dos olhos mostra evidentemente isto (Para os especialistas em LC). São indícios clássicos de vergonha.

Agora, por estar envergonha e com raiva, pode-se notar as conclusões....

Bruno S. da Silva
Especialista em Linguagem Corporal e Expressões Faciais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, propaganda velada, enaltecimento pessoal ou comentários desnecessários sem conteúdo. Para o envio de mensagens pessoais para o autor, utilize o email.